Educação permanente

A educação permanente objetiva, por meio da prática de ensino-aprendizagem, produzir conhecimentos a partir da realidade vivida e necessidades do dia-a-dia do trabalho.

A "educação permanente em saúde" está baseada no "ensino problematizador", sempre ligado à realidade e não havendo uma relação de superioridade entre educador e educando. Também está baseada na "aprendizagem significativa", relacionada às experiências anteriores e atuais dos alunos.

Aqui propomos atividades na área da Fonoaudiologia, na modalidade de ensino à distância, à luz dos conceitos da educação permanente. As atividades buscam ensinar de maneira direta e sempre por meio da discussão de casos clínicos reais, na medida do possível.

evolucao-estudo1.jpg

Evolução da EaD

A evolução da EaD pode ser representada por cinco gerações. A primeira pode ser caracterizada pela instrução por correspondência. A segunda de refere ao ensino pelo rádio e televisão. A terceira é baseada na articulação de várias tecnologias de comunicação (guias de estudo impressos e orientações por correspondência, transmissão por rádio e televisão, conferências por telefone. A quarta seria a das atividades em grupo em tempo real a distância e videoconferência. A quinta, atual, seria a do ensino-aprendizagem on-line em classes virtuais, baseadas em tecnologias da internet.

ead.jpg

As ferramentas em EaD

As ferramentas podem ser classificadas como síncronas e assíncronas. As síncronas são as que exigem participação simultânea de estudantes e professores em eventos marcados, com horários específicos. São os chats, audioconferências, videoconferências, webconferências.
As assíncronas são as que independem de tempo e lugar. Dentre as ferramentas assíncronas, podemos incluir: fóruns, e-mails, blogs.
Cada tipo de ferramenta inclui vantagens e desvantagens.


Ref: http://proec.ufabc.edu.br/uab/index.php/aulaslpt/16-webconferencia/conteudo/147-fundamentos-da-comunicacao-virtual

celular-e-notebook.jpg

FEP - Fono Educação Permanente

Neste espaço, utilizamos ferramentas assíncronas, tais como leitura e discussão de textos, vídeos expositivos e fóruns, que podem ser apoiadas por algumas síncronas, como a webconferência. Chamamos de FEP - Fono Educação Permanente à metodologia que desenvolvemos visando ensinar por meio de solução de problemas concretos e de uma maneira permanente, garantindo ao estudante uma experiência direta, clara e eficiente.

Copyright © 2018 - Midori Hanayama - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil

Search