Tratamento na Fissura labiopalatina

As orientações iniciais sobre amamentação, alimentação e desenvolvimento de linguagem devem iniciar idealmente logo que se tem conhecimento da ocorrência no exame pré-natal de ultrassonografia.

O adequado conhecimento sobre os cuidados e tratamento necessários sempre trará tranquilidade para os pais, dando-lhes as condições ideais para receber a criança.

E, no caso de os pais não terem tido conhecimento antes do nascimento, recomendamos que as orientações iniciem o quanto antes. Quanto mais precocemente a família receber orientações, mais sentirá a segurança necessária para esta etapa tão delicada na existência da criança.

pais-e-bebe.jpg

 

O acompanhamento fonoaudiológico poderá iniciar simultaneamente ao início do desenvolvimento da linguagem, ou seja, ao surgimento das primeiras palavras.

Por volta dos dois anos é uma idade ideal para se iniciar um tratamento que irá prevenir a ocorrência de alterações na fala.

Se a criança já estiver falando, e com erros na pronúncia, recomendamos o início imediato de terapia de correção. Pode ser necessário que se realizem exames para avaliar a função da regi]ao da faringe, que pode estar alterada devido à fissura palatina. Este exame deve ser solicitado ao médico otorrinolaringologista.

A frequência e duração das sessões de terpaia devem ser definidas de acordo com a idade e a condição da fala apresentada.

Importante salientar que, de acordo com as pesquisas atuais e consenso da comunidade científica internacional especializada na área de fissura labiopalatina, as terapias para o tratamento das alterações de fala devem focar no treino de correção da pronúncia e não no exercício de atividades tais como: sopor, sucção e deglutição.

crianca-com-bloco.jpg

 

Se a criança ou o adulto apresentam hipernasalidade, isto é, voz hipernasal - anasalada ou fanhosa - também têm indicação de tratamento fonoaudiológico. Será sugerida uma consulta com o médico otorrinolaringologista especializado.

Orientação à distância para pais e profissionais da saúde

Método FEP - Fono Educação Permanente

Copyright © 2018 - Midori Hanayama - Todos os direitos reservados - São Paulo - Brasil

Search