Atendimento clínico

 

Áreas

Atendimento em Português, Espanhol, Inglês e Japonês (日本語)

“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”

Carl Jung

Problemas de fala

Trocas e distorções de sons (letras), como ceceio, dificuldade no “r”, dentre outros, chamados de dislalia, transtorno dos sons da fala e outros.

Fissura labiopalatina

Malformação congênita craniofacial. Pode acometer o lábio, o palato (céu da boca), ou ambos. Incluem-se aqui a fissura submucosa, a sequência de Pierre Robin e pode estar associada, em alguns casos, com diversas síndromes, tais como Síndrome DiGeorge ou S Velo-cardio-facial ou Deleção 22q11. 

Problemas de voz

Rouquidão e outros sintomas comuns principalmente nas pessoas que usam a voz no trabalho, tais como professores, cantores. Podem ocorrer também devido a lesão nas pregas vocais (cordas vocais).

Atraso de linguagem

Crianças que não falam ou falam menos do que a maioria da sua faixa etária.

Problemas de motricidade orofacial

Hipotonia (flacidez) e mal funcionamento de lábios e língua devido a respiração oral, problemas de mastigação e deglutição, frênulo lingual curto.

Problemas de aprendizagem

Dificuldades escolares e dislexia, relacionadas ou não a síndromes.

Agende sua avaliação

Modalidade à distância

Atendimento on line – teleterapia – reconhecido e autorizado pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia

Técnicas específicas

São utilizadas técnicas para trazer experiências bastante similares às das consultas presenciais.

Crianças e adultos

Crianças a partir de cerca de dois anos e meio já podem ser acompanhadas nas teleterapias, evidentemente sempre na presença dos pais ou responsáveis. 

Flexibilidade maior de horário

Por não haver necessidade de deslocamento físico, os horários são mais flexíveis. Para crianças, em vez de sessões de uma vez por semana de trinta minutos, têm se feito duas sessões de quinze minutos, o que torna o processo terapêutico ainda mais eficiente.

Materiais específicos personalizados

Para crianças, em vez dos materiais reais, são desenvolvidos materiais digitais, por exemplo, em Powerpoint, com conteúdo personalizado, trazendo o mesmo nível de interação quando comparado às sessões presenciais.

Equipamentos atualizados

Uso de computador com alto processamento e memória, dois monitores, webcam de alta resolução e internet de alta velocidade permitem uma experiência confortável e eficiente.

Abordagem e filosofia

O tratamento, em qualquer tipo de patologia, requer o compromisso do terapeuta e também paciente, assim como de sua família, para que seja eficiente. Assim, um claro esclarecimento dos papéis de todos os envolvidos, uma compreensão das expectativas e objetivos torna-se fundamental.

Dúvidas sobre a causa do problema, a previsão de duração do tratamento e o prognóstico sempre devem ser esclarecidas da maneira mais precisa possível até que todos os envolvidos se sintam confortáveis com as informações recebidas.

Após um período curto de tratamento, sempre se deve fazer uma revisão de previsão de tempo.

As pessoas buscam nossa ajuda para resolver os problemas que as preocupam.” Ouvi isso repetidamente de meu professor Kawano, no Japão.  Temos o dever de escutá-las, avaliá-las de maneira holística utilizando-se de todas as técnicas disponíveis e rapidamente esclarecê-las sobre o que observamos e como podemos ajudá-las. E elas devem voltar para casa com algo a mais, uma resposta, uma solução. A cada nova pessoa que me procura, sempre me inspiro nele para ajudar na transformação dela. Grata a este que foi meu grande mestre.

Agende sua avaliação

Artigos relacionados

Conteúdos informativos relacionados às patologias atendidas e atualidades.

Sobre taquifemia
Sobre taquifemia

Este ano no congresso da FORL fiz uma palestra sobre taquifemia, em co-autoria com a fonoaudióloga Fátima Dantas, brasileira radicada no Peru. Escolhi o tema taquifemia, ou cluttering, em inglês, com o objetivo de colocar luz nesse tema ainda pouco explorado no...

ler mais
Share This